Vale do Xingu FM

(66)9 8462-2869

Geral (Categoria Oculta)

Preços dos alimentos sobem mais que o dobro da inflação em 2024

Apenas nos dois primeiros meses, alta já é de 2,95%, contra 1,25% do índice oficial de inflação

Preços dos alimentos sobem mais que o dobro da inflação em 2024
Portal Paranatinga
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O início de 2024 não está nada fácil para os brasileiros no quesito alimentação. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, o preço dos alimentos subiu mais que o dobro da inflação acumulada no mesmo período. Entre janeiro e fevereiro, a alta dessa área foi de 2,95%, contra 1,25% do IPCA, considerado o índice inflacionário oficial.

Em fevereiro, a alta de preços dos alimentos foi impulsionada principalmente por itens como cebola, batata-inglesa, frutas, arroz e leite longa vida. No caso da batata-inglesa, o aumento chegou a 38,24%, enquanto que o da cenoura foi ainda maior e atingiu a marca de 56,99%.

Além dos dois itens “campeões” de aumento, outros alimentos com presença constante na mesa da população tiveram alta de mais de 10% no primeiro bimestre de 2024, entre eles a banana prata (17,45%), o feijão carioca (15,27%), o feijão preto (11,95%) e o arroz (10,32%).

Em meio ao aumento, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (14) que o governo prepara medidas de incentivo ao Plano Safra para aumentar a produção de alimentos. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o governo federal espera a redução no preço dos alimentos até abril.

Ao justificar o encarecimento nos preços dos alimentos, Teixeira alegou que ele aconteceu por conta de questões climáticas, como a alta temperatura registrada na Região Centro-Oeste e as chuvas ocorridas na Região Sul.

FONTE/CRÉDITOS: Portal Paranatinga
Comentários:

Veja também